• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    A Contabilidade Betinho trabalha com Ética, Qualidade e Eficiência para garantir o melhor para o seu negócio.

    Entenda como fazemos...

Notícia

A insignificante leveza do ser, ou seja, do pó ao pó

O sistema que vivenciamos (In put, Process e Out Put), nos convida a uma reflexão profunda, diante dos fatos e acontecimento que estamos passando.

Autor: Elenito Elias da Costa e Levy da Costa

INTRODUÇÃO

A vida do sobrevivente do mundo atual deve ter como princípio básico o uso dinâmico e persistente da INTELIGÊNCIA, pois a cada dia se faz necessário um novo entendimento desses fatos e acontecimentos, para que possamos ratificar a nossa existência.

Estamos nos referindo a nossa leitura e entendimentos do que estamos lendo e vivenciando, precisa do uso de uma INTELIGÊNCIA mais holística, vejamos, se lemos a BÍBLIA SAGRADA, devemos entender que os fatos ali inseridos, são exemplos de fatos históricos, as lúdicos, daí possamos tirar o proveito de entendimento junto aos fatos atuais e futuros, buscado uma reformulação racional e lógica.

Da mesmo forma devemos ter essa ideia, quando lemos a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, pois dista de 1988, e o tempo e a evolução dos fatos, exigem uma adequação para a sua aplicabilidade e entendimento.

Outra vertente, é a EDUCAÇÃO, ministrada em sala de aula por um Mestre, que recebeu a sua formação educacional e profissional no passado, tentando ensinar um educando e futuro profissional, sem a adequação temporal necessária.

Não estamos dizendo que não são importantes, mas devemos entender que os filósofos, e pensadores que escreveram livros e postulados no passado, quando lido por seres humanos atuais, precisam de uma adequação e modulação para a sua aplicabilidade diante dos CONHECIMENTOS atuais que estamos vivenciando.

EXEMPLOS SAPIENTES

Quando Charles Darwin, escreveu suas convenções, “Não é o animal maior, nem o mais forte, mas sim aquele que mais rápido tenha a capacidade e entendimento de se adequar as condições e intempéries atuais, que há de sobreviver, no mundo atual”, devemos observar, esse hiato temporal, e proceder a adequação junto aos tempos modernos, diante dos fatos e acontecimentos que estão remodelando o Mundo.

Quando Albert Einstein, inseriu na ciência, a Teoria da Relatividade, ou seja, Energia é igual a Massa multiplicado pela a Aceleração elevada ao quadrado, naquela época e até hoje, é um feito histórico, mas atualmente devemos remodelar e adequar, tal postulado, pois sabemos das variantes intrínsecas e extrínsecas, que se inserem nesses resultado, vejamos o caso da Dívida Externa Americana, o caso da Economia interna e externa americana, as oscilações e volatilidade da moeda Dólar, a ilusória pretensão das promessas do presidente eleito que tomará posse no dia 20/01/2025.

Devemos nos lembrar que Prust, nos ensina sobre a proporcionalidade no uso das substâncias, quando nos ensina, “é constante a proporção com que dois ou mais elementos químicos, se combinam para formar um composto”, esse fato nos ensina a entender a palavra “proporcionalidade”, ou seja, quando Klaus M. Shwab e seu parceiro, escreveram o livro “COVID-19, THE GREAT RESET”, ainda sem tradução para a Língua Portuguesa, não pensaram que a sua aplicabilidade prática, geraria tantas variáveis e fatos inesperados, pois naquela fatídica reunião, presidida pelo atual Rei da Inglaterra, Charles, no dia 20/06/2020, analisando os fatos que afetam o mundo, tais como:

  1. Pandemia, Moléstia, Doença, Infecções Respiratorias.Câncer, SAR’s;
  2. Natureza, Meio Ambiente e Clima em desalinho;
  3. Economia buscando a sua recuperação;
  4. Conflitos Bélicos sem nenhum controle;
  5. Evolução meteórica da Inteligência Artificial, Computação Quântica e Biotecnologia.
  6. Progressão galáctica dos BRICS PLUS;
  7. Nova Ordem em Transformação.

Possivelmente não tinham o exato e complexo, entendimentos dos fatos e acontecimentos, que afetaram seus Investimentos, já que tinham só uma experiência da Pandemia, mas não possibilitava um entendimento mais profundo das outras consequências, afetando seriamente seu Planejamento Estratégico.

Hoje, quando lemos e entendemos ‘O PRINCÍPE’ de Nicolau Maquiavel, O DISCURSO DO MÉTODO de Reneé Descartes, ASSIM FALOU ZARATRUSTRA de Friedrich Nietzsche, O IDIOTA de Fiódor M. Dostoievsky, e seus demais livros, os escritos de Mayacovsky, Lênin, Trotsky, o LIVRO VERMELHO de Mao Tsé Tung, A ARTE DA GUERRA de Sun Tzu, e fazemos um entendimento comparativo e contemplativo, com os livros de Kay Fu Lee, Ray Dálio, e Yuval Noah Harari, onde esse último nos pede para “Ligar nossos Neurônios e acionar as nossas Sinapses”, e nos mostra o poder da informação no seu último livro, NEXUS, poderíamos ter um insight dos fatos e acontecimentos atuais, para que possamos encontrar alternativas que possibilitem uma maior sobrevivência diante de tantas adversidades, desafios e problemas.

INTELIGÊNCIA

A inteligência humana é a capacidade intelectual dos seres humanos, que se caracteriza por:

  1. Extrair informação;
  2. Aprender com a experiência;
  3. Adaptar-se ao ambiente;
  4. Compreender e utilizar perfeitamente o pensamento e a razão;
  5. Resolver problemas;
  6. Expressar-se de forma eficiente;
  7. Estabelecer relação entre os conteúdos;
  8. Pensar de forma abstrata.

O grande problema é que a atual EDUCAÇÃO, nos moldes implantados e oferecidos aos educandos e profissionais, ainda não consegue no sentido prático, fazer com as metodologias aplicadas, não consigam gerar a uma velocidade necessárias tais feeling acima descrito, para depender do educando e futuro profissional, com sua simplória limitação.

Diante desse entendimento, podemos inserir de modalidade complementar, que aquele educando e futuro profissional, que deseja sobreviver, precisa entender e vivenciar na sua formação, NOVAS:

  1. Habilidades;
  2. Competências;
  3. Eixos práticos;
  4. Aprender outros idiomas (Língua Portuguesa, Inglês, Mandarim, Russo e Árabe);
  5. Vivenciar a Inteligência Artificial e a Computação Quântica.
  6. Aprender Linguagem de Programas, LLM e demais

Quando Howard Gardner, professor de Harvard, mentor intelectual da Teoria das Inteligências Múltiplas, identificou em seus escritos os tipos de inteligências, foi altamente feliz e competente, pois, a existência de diversas inteligências, norteiam o comportamento da sociedade e de seus integrantes, onde nesse caso especifico, devemos fazer uma correlação da existência da TDH, Autismo, Complexo de Inferioridade, Burnout, Desequilíbrio Mental, e demais.

É fato incontestável que, certas doenças derivadas de comportamentos sociais, afetam todos os profissionais de todos os níveis, e capacitações, deixando certos seres humanos passiveis dessas perturbações psicossomáticas.

FUTURO PREVISÍVEL

Acreditamos que o educando e futuro profissional devem conviver full time, com a Inteligência Artificial e Computação Quântica, sempre buscando comparações e realizando pensamento crítico, para alicerçar a sua base de entendimento, o grande problema é que diante do SISTEMA que tende a nos adestrar, somente aqueles que assim entendem hão de ter essa possibilidade, já que muitos em sua maioria estão inseridos na Teoria de Pensamento de Rebanho.

Apesar do BRASIL possuir grandes Potencialidades Econômicas, invejáveis por diversas outros países, e termos uma população aproximada de 215 milhões de habitantes, afetadas por uma grave limitação educacional e cultural, vivendo em sua linha de conforto devidamente adestrada por um Programa Assistencialista Governamental, já que até mesmo o Governo, sabe que essa maioria, não deve entender, nem mesmo acompanhar a evolução meteórica em que o mundo está se transformando.

E sabemos que essa maioria, são devidamente disciplinadas por vivaldinos e oportunista da RELIGIÃO, tentando inserir o entendimento de que precisão evitar o pecado e oferecer sacrifício para ocupar um terreno do Céu, na mesmo sincronia racional, mas de uma modalidade mais SISTÊMICA, os Poderes Constituídos, oferecem limitada educação e cultura, mesmo oferecendo, fardamento, livros e merenda, simplesmente atualizando a política do Pão e Circo, já que inexiste fortes e sérios investimentos para buscar a qualidade desses direitos, que cumprem suas obrigações, já que jamais entenderão o significado da palavra REPRESENTAÇÃO, nem tão pouco de CIDADANIA, e desconhece sua SOBERANIA.

CONCLUSÃO

Como podemos tirar um escravo da Caverna de Platão, se seus medos se inserem em todas as sua ideia, ação e vida?

Como fazer entender que a sarjeta em que vive, só conserva e eleva seus agravos e desigualdades sociais?

É difícil traçar um Planejamento Estratégico de melhoria educacional e cultural quando a massa de 90% por cento, não gosta de ler, prefere trabalhar para ganhar o salário mínimo, não gosta de estudar, e preferem viver as custas de Programas Assistencialistas?

Ora, se em pleno festejo de Natal, os conflitos bélicos não pararam, até mesmo na terra natal do aniversariante (Belém), você acha que o a gula de Capital e de Poder vai respeitar essa data, até mesmo sob a omissão de autoridades religiosas, e diante da insensibilidade da classe dominante, em respeito as datas comemorativas?

Devemos entender que a MATRIX desse novo mundo, só respeitará a base da pirâmide se houver manifestações que possam demonstrar comprovadamente a insatisfação dessa base.

Ora, se as estrelas, como todo o seu investimento aplicados na sua formação, e seus representativos soldos, ensaiaram um levante, pois experimentaram o caviar, lagosta e camarão e demais alimentos e bebidas importadas, ao sentiram o significado da palavra DESIGUALDADE.

A grande maioria não consegue entender os informativos governamentais, pois estão sendo alimentados por uma mídia que recebe verbas governamentais, com a finalidade de mantê-los “enganosamente” bem informados.

Não podemos fazê-los entender que habita um país RICO, mas sua população é potencialmente POBRE, pois as classes dominantes, políticos e elites, preferem alimentar os “porcos”, pois pensão somente com o seu aparelho digestivo.

É comprovado que no exame de PISA, estamos jurássicos no conhecimento de Matemática e Ciência, mas sempre terá direito a um Pé de Meia, bolsas, e incentivos, inclusive com a nova reforma do ensino médio, que tentará abreviar o educando ao mercado seletivo atual, diante do desemprego que se eleva everytime.

Aquele que tenta conceder a base da pirâmide ao direito de ter três refeições por dia, é seriamente atacado pela classe dominante, investidores, empresários, banqueiros, políticos e elites, já que precisam de vassalos, serviçais e escravos.

Pedimos respeitosas e sinceras desculpas, aqueles que não compactuam com os escritos, e informamos que qualquer semelhança com qualquer pessoa física ou jurídica é somente uma mera coincidência, mas é que as VERDADES precisam ser escritas e informadas, diante da transparência, livre arbítrio e das liberdades de expressões que embasam a nossa Democracia, e profundo respeito aos nosso leitor.