• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    A Contabilidade Betinho trabalha com Ética, Qualidade e Eficiência para garantir o melhor para o seu negócio.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Consumo das famílias cresce 6,12% em maio, frente a igual mês de 2009

Em 12 meses, a alta acumulada é de 6,5%, e no ano é de 8,2%.

Autor: Camila F. de MendonçaFonte: InfoMoney

O consumo das famílias apresentou expansão de 6,2% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo revelam dados do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), divulgado nesta sexta-feira (23).

 

Frente ao mês imediatamente anterior, o consumo das famílias, entretanto, ficou praticamente estável com aumento de apenas 0,1%, após queda de 1,2% em abril. Em 12 meses, a alta acumulada é de 6,5%, e no ano é de 8,2%.

Demanda no PIB
A tabela abaixo mostra a variação de cada componente da demanda no PIB em maio de 2010, na comparação com o mesmo período de 2009 e com abril deste ano, além da variação acumulada no ano e em 12 meses:


Componente Maio 2010 /Maio 2009
Maio 2010 / Abril 2010 Acum. do ano
Acum. em 12 meses
Consumo das Famílias 6,2% 0,1% 8,2% 6,5%
Consumo do Governo 3,1% 0 2,5% 3,0%
FBCF* 31,1% 3,6% 26,9% 5,4%
Exportações de Bens e Serviços 19% 1,0% 13,5% 0,2%
Importações de Bens e Serviços 35,9% -3,1% 38,6% 7,6%

(*) FBCF - Formação Bruta de Capital Fixo - representa o investimento em produção, ou seja, o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital (máquinas e equipamentos principalmente) em determinado período.

Oferta no PIB
De acordo com o relatório, considerando a oferta agregada, os destaques do quinto mês de 2010 ficaram com os setores de Indústria e Agropecuária, que avançaram, nesta ordem, 12,6% e 8%, frente a igual período do ano passado. No que diz respeito ao setor de Serviços houve alta de 5,4% no período analisado.

Na análise frente a abril, a oferta agregada registrou leves aumentos nos setores agropecuário (0,3%) e de serviços (0,2%) e leve queda de 0,1% no setor industrial.