• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    A Contabilidade Betinho trabalha com Ética, Qualidade e Eficiência para garantir o melhor para o seu negócio.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Chefe não é o culpado por você trabalhar demais, diz especialista

Saiba como organizar sua vida profissional para conseguir conciliar com a vida pessoal

Autor: Juliana Américo Lourenço da SilvaFonte: InfoMoney

Você é daqueles que trabalham tanto que não tem tempo para a família e outras atividades, e ainda coloca a culpa no chefe? Se for, pare de culpar seu empregador e passe a assumir suas responsabilidades na gestão de seu trabalho e compromissos de vida – pelo menos é o que diz especialista.

Segundo a revista Fortune, o consultor de trabalho, Cali Williams Yost, acredita que a tecnologia e a economia global deram fim à divisão entre trabalho e casa, sendo que as empresas não estão mais em posição de dizer quando parar de trabalhar, quais tarefas priorizar ou como definir limites pessoais.

“Estamos chegando a um ponto natural, onde as empresas não podem fazer muito mais do que estão fazendo: oferecendo flexibilidade. Agora nós precisamos fazer uso disto”, explica.

Mudança de emprego?
Segundo Yost, cerca de 75% dos empregados acreditam que o patrão é quem deve fornecer uma vida profissional flexível. Para o diretor executivo do Boston College Center for Work and Family, Brad Harrington, independentemente de trabalhar em um local que apoia a flexibilidade ou não, a responsabilidade de fazer o trabalho é de cada um. 

Claro que nem todo chefe tem desenvolvido uma abordagem funcional para o trabalho flexível, sendo que há muitos trabalhadores lutando contra chefes desatualizados que se opõem a flexibilidade, mesmo com os registros de maior produtividade e maior satisfação do trabalho. Caso da CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, que proibiu os funcionário da empresa de fazerem home office. 

Na hipótese de estar lidando com um chefe desatualizado, o trabalhador tem duas opções: trabalhar dentro das limitações que são impostas, ou mudar de emprego. 

Como restaurar a vida profissional
Para começar a restaurar a vida profissional e sanidade mental, é preciso avaliar as exigências sobre o seu tempo pessoal e profissional, no contexto de suas aspirações para a carreira e vida doméstica. Assim, certifique-se de capturar uma imagem completa, combinando seus dados pessoais e calendários de trabalho, recomenda Yost.

Além disso, diz ele, a cada semana, reserve um tempo para listar todas as tarefas pessoais e profissionais na agenda e conforme observar a data do compromisso, será possível alterar seu horário no trabalho ou então avisar a família e amigos de possíveis atrasos ou cancelamentos.