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Pequenas inovações levam a um grande negócio

Encontre algo que as pessoas queiram e faça melhor

Autor: Richard BransonFonte: UOL - EconomiaTags: empresariais

Quando você pensa em inovação, você pensa no Vale do Silício, em avanços tecnológicos e empresas com grandes verbas de pesquisa e desenvolvimento? A maioria das pessoas sim, mas a verdade é que até mesmo as menores empresas, das barbearias com uma só cadeira até vendedores de pipoca na rua, podem ter ideias capazes de conquistar a imaginação dos clientes. Quando isso acontece, você está a caminho de construir uma grande marca. 

Apesar de ser difícil de acreditar agora, a história do Virgin Group é a história de uma pequena empresa que fez sucesso por causa do espírito inovador de nossa equipe. Quando meus amigos e eu iniciamos nossa primeira empresa, a revista "Student", nós éramos um bando de jovens hippies que mal conseguiam se sustentar, mas nós tínhamos uma ideia para um produto que as pessoas queriam: uma publicação voltada para pessoas jovens como nós. Eu morava no porão de um amigo e nosso escritório ficava em uma cripta de igreja que o vigário nos permitia usar. Nós posteriormente transformamos nossa camaradagem e nosso entusiasmo em um negócio global. 

Foi tendo isso em mente que poucos anos atrás nós criamos o Centro Branson para Empreendedorismo, em Johannesburgo, por meio do qual apoiamos 479 empreendedores em 21 setores, compartilhando conhecimento, redes e recursos. Nós vimos uma necessidade real lá: a taxa de desemprego paira em 25%, e muitos dos desempregados são jovens. Apesar de a África do Sul ser um país abençoado com grandes recursos naturais e pessoas talentosas, as empresas pequenas e as mais estabelecidas ficam bem atrás de seus pares em países como Brasil e China. 

Eu estive em Johannesburgo recentemente e, enquanto ouvia propostas de muitos de nossos empreendedores aspirantes, eu me lembrei das muitas formas diferentes que uma pequena empresa pode inovar. Você não precisa de um grande orçamento: tudo o que você precisa é de um pouco de ambição e uma boa ideia. 

1. Encontre algo que as pessoas queiram e faça melhor 

Miles Khubeka criou uma marca com muito potencial. Ele baseou seu restaurante em um personagem popular (mas que não tinha sua marca registrada) de uma propaganda de cerveja: "Vuyo", um homem comum e vendedor ambulante de alimentos que se dá bem. Miles abriu um restaurante baseado no cardápio de Vuyo e agora está lançando franquias na forma de carrinhos de alimentos Vuyo, que são operados por outros jovens empreendedores, espalhando o nome Vuyo. É uma ideia excelente.

Há muitos restaurantes em Johannesburgo, mas, como mostrou Miles, o fato de uma ideia não ser completamente original não significa que o negócio se perderá na multidão. Se seu serviço for de alguma forma único se os clientes se conectarem com sua marca ou se você oferecer algo que outras empresas não oferecem, sua empresa será notada. 

A fórmula de Miles é simples: ele criou uma marca que tem um toque local, mas grande apelo. E a comida também é boa!

Outro grande exemplo: Simphiwe Madonsela, da The Shoe Cleaning Company, percebeu uma demanda não explorada por um serviço (limpeza de calçados) em um espaço não familiar e me perguntou se podia lançar sua empresa na Virgin Active, nossas academias de ginástica. Eu gostei da iniciativa dele e o convidei a se juntar a nós em nossa nova academia para compartilhar sua ideia no dia seguinte.

 2. Pegue o velho e o torne novamente novo

Para a construção de um negócio de sucesso, você não precisa desenvolver um novo produto do zero. Eu fui lembrado disso no início de outubro, quando entramos para o Livro Guinness dos Recordes pelo número de pessoas dentro de um Mini Cooper clássico nós colocamos 25 dentro de um; nós adoramos quebrar recordes e o impulso de relações públicas também sempre ajuda! A pintura e o design personalizados do Mini foram desenvolvidos pelo empreendedor Wes Boshoff. Sua empresa Plastispray modifica o visual de um carro sem danificar a pintura original.

Se você conseguir redirecionar um produto existente ou se você encontrar uma lacuna no mercado onde as marcas não estão oferecendo nos seus produtos as melhorias que os clientes gostariam, não há motivo para você não explorá-los.

3. Diga qual é o propósito de seu produto

As raízes de grandes marcas geralmente possuem uma narrativa atraente, e compartilhar sua história desde o início pode ajudar você a conquistar o apoio de sua comunidade e das empresas dela.

Um exemplo é a história de Mmabatho Portia Morudi, que desenvolveu seu interesse por abelhas quando seu avô de 87 anos a levou a um curso de criação de abelhas. Agora ela está determinada a ajudar a proteger as abelhas ao mesmo tempo em que desenvolve um negócio de sucesso.

Sua Iliju Bee Farm produz mel puro área com crescimento potencial em seu país à medida que o consumo de mel na África do Sul é muito maior do que a produção. Ela também oferece serviços gratuitos de polinização para produtores rurais e educa as comunidades rurais sobre a importância das abelhas e por que elas devem ser tratadas como amigas, não como inimigas.

Se você é um empreendedor dirigindo uma pequena empresa, qual é a sua estratégia para se diferenciar das demais?

Tradutor: George El Khouri Andolfato