Notícia
Por que os seus clientes não lembram de você?
Falarei da importância de realizar um excelente pós-venda.
Vivemos na era do relacionamento, em que pessoas curtem, compartilham e recomendam locais, serviços, produtos e etc. Nunca foi tão “fácil” tornar sua marca visível para os consumidores por meio de sites e redes sociais; da mesma forma que nunca foi tão difícil administrar o que está sendo falado por meio delas.
Neste artigo falaremos de algumas técnicas usadas pelo maior vendedor de carros do mundo considerado pelo livro dos recordes; Joe Girard. Autor do livro “Como vender qualquer coisa a qualquer um”.
Mostrando que não é necessário gastar tanto para ser lembrado, apenas com um bom atendimento e usar os meios de comunicação de forma inteligente.
Joe Girard percebeu que em média cada pessoa conhece cerca de 250 outras pessoas e que essas pessoas compartilham suas experiências amorosas, profissionais como também de compra, entendeu que poderia fazer disso um grande sistema de vendas, onde cada cliente lhe indicaria para outro amigo e esse amigo indicaria para outro e estava formada a "máquina de vendas".Você pode estar pensando que para fazer isso requer muito dinheiro, digo a você que não; apenas alguns cartões de visita, correspondências, telefonemas e sem dúvida a sua vontade de vencer. Essas foram às ferramentas usadas por Joe Girard; sabemos que hoje existem sites, redes sociais e sites de busca que auxiliam as empresas no relacionamento com seus clientes.
Mesmo com a presença da tecnologia a essência dos consumidores não mudou e ainda hoje cartões de visitas ajudam a fazer grandes negócios. O segredo para ser lembrado é estar presente, a maiorias dos vendedores se importam com a venda naquele momento e esquece que aquele mesmo cliente um dia irá precisar daquele produto ou serviço de novo, se preocupam quanto vão ganhar de comissão e não auxilia qual produto vai trazer melhor custo beneficio para o cliente, não trabalha com pós-venda. Joe Girard possuía um banco de dados com informações de todos os seus clientes, onde ele enviava postagens em datas festivas como: data de aniversário, natal e ano novo.
Esse banco de dados era tão importante que ele fazia questão de pagar um cofre no banco para guardar todos os seus contatos. Enquanto seus colegas de trabalho ficavam parados esperando um próximo cliente entrar na loja, Joe Girard ficava planejando qual seria sua próxima ligação ou envio de correspondência para tentar efetuar outra venda a determinado cliente, ele tinha por média que cada pessoa trocava de carro a cada três anos, logo; ele não perdia tempo! Também programou o sistema de perdigueiros, de forma que ele combinava uma comissão de 25 dólares para cada cliente que o indicasse para novos clientes. Então lhe pergunto: Quando algum cliente queria trocar o carro de quem ele lembrava?
Independentemente do seu tamanho uma coisa que todo cliente quer é um bom atendimento, que o vendedor lhe ajude com o produto ou serviço que traga melhor custo beneficio, isso deixará o seu cliente muito feliz e sem dúvida ele não só lembrará da sua marca , como também lhe indicará para outros amigos.
Pergunto novamente, só que dessa vez a você: Quando algum cliente deseja comprar roupas, cortar o cabelo, fazer a feira, ir ao restaurante, pintar a casa, trocar de televisão... (precisar do seu serviço ou produto), De quem ele lembra?
www.administradores.com.br/artigos/marketing/por-que-os-seus-clientes-nao-lembram-de-voce/75198/