• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    A Contabilidade Betinho trabalha com Ética, Qualidade e Eficiência para garantir o melhor para o seu negócio.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Diferenças entre escrituração contábil e rotinas administrativas

Muitas vezes o empreendedor confunde as duas rotinas e pode perder algum controle importante das finanças de sua empresa.

Existem muitas diferenças entre as rotinas administrativas e as contábeis de uma empresa. A rotina administrativa registra e controla a rotina diária, como controle de pagamentos, de entradas e saídas de mercadorias, emissão de notas, cobranças, gestão de pessoas, controles de folhas de pagamentos e recursos humanos, etc.

A rotina contábil registra todas estas operações gerenciais sob as normas de escrituração contábil, apontando resultados do período, eventuais falhas com documentos, apontamentos de situações especificas que podem impactar a empresa, etc.

O fato é que alguns empresários não percebem as diferenças entre esses serviços e cobram das Empresas de Contabilidade rotinas administrativas ao invés de focar nas ferramentas contábeis da área.

Os trabalhos de gestão administrativa e gestão contábil são feitos em parceria que envolve ainda, os profissionais de tecnologia que a cada dia criam mais e mais canais de comunicação entre os envolvidos para diminuir-se cada vez mais as distancias e facilitar o envio de informações.

Os trabalhos contábeis produzirão melhores resultados se as bases de gestão também são feitas com qualidade, transparência, organização e responsabilidade.

Não se pode cobrar as empresas contábeis informações precisas quando não se oferece material necessário para apurar tais informações.

Há leis de responsabilidade civil e de lavagem de dinheiro que atribuem a Administradores e Contabilistas, responsabilidades em conjunto pelos trabalhos que estão desempenhando juntos.

Portanto, não adianta cobrar a responsabilidade pela falta de escrituração da Empresa de Contabilidade, se não cumpre a sua parte mandando os documentos hábeis. Como disse antes, a responsabilidade é conjunta.

O ideal é ir organizando os relatórios gerenciais mais os documentos utilizados como comprovação das movimentações dia a dia e encaminhar para a Contabilidade nas datas combinadas. Assim como também é importante que se vejam os relatórios contábeis oriundos das informações obtidas desses documentos.

As Empresas de Contabilidade são parceiras importantes no desenvolvimento de todas as Micros e Pequenas Empresas