Notícia
Liderança nas empresas
É um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia da equipe e da empresa.
A Liderança pode ser definida como a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
É um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia da equipe e da empresa. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar exige conhecimento, habilidade, paciência, disciplina, humildade, respeito, compromisso, e atitude, pois a organização é um ser vivo dotado de colaboradores com diferentes características.
Liderança não é inata e nem depende das condições sociais, mas fundamentalmente da vontade individual, preparando-se intelectualmente, emocionalmente e fisicamente, para que assuma conscientemente a responsabilidade por si mesmo.
Liderança significa responsabilidade pelo gerenciamento, que é um processo que existe para obter resultados, fazendo com que as tarefas sejam executadas, gerando o melhor uso possível das competências das pessoas, dos recursos e materiais à disposição.
As qualidades tradicionalmente associadas com a liderança, tais como inteligência, competência, determinação e visão estratégica, são necessários para o sucesso, mas devem ser completadas por um alto grau de inteligência emocional, que inclui autoconhecimento, automotivação, empatia e habilidade social.
O líder eficaz gera resultados extraordinários, é um catalisador de inovações e de desenvolvimento e evolução dos liderados, tem determinação inabalável com respeito a melhoria contínua de resultados, não importa a dificuldade. Possui visão estratégica para construir uma empresa excelente e duradoura, não aceita menos do que isso; faz com que os resultados sejam alcançados com o esforço justo, sem desgastes e sem desperdícios de tempo e recursos. Desenvolve novas competências e atitudes que favoreçam o trabalho colaborativo, transformando e inspirando-as em equipes de alto desempenho, tem suficiente determinação, persistência, entusiasmo e capacidade de fazer pessoas entrarem em ação com motivação, criatividade e inovação de ideias. Tem espirito de equipe, é sociável e tem ótima influência para gerar comprometimento com foco em resultados, canaliza a sua ambição para a empresa, não a si mesmo; prepara seus sucessores para serem melhores que ele.
Liderança está ligada a uma visão, um propósito, e um alto nível de comprometimento para alcançar e superar suas metas, compartilhando, impulsionando e direcionando, gerando para todos oportunidades de desenvolvimento, crescimento e sucesso.