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7 dicas de relacionamento com os clientes do seu escritório contábil

Os empresários da área contábil devem considerar a prestação de serviço como um trabalho altamente dependente de relacionamento, mas não é qualquer um.

Os empresários da área contábil devem considerar a prestação de serviço como um trabalho altamente dependente de relacionamento, mas não é qualquer um. Quem se relaciona com frequência com clientes, precisa manter uma comunicação constante e direta, que funcione e gere valor para as duas partes.

Anote as 7 dicas a seguir que podem ajudá-lo no relacionamento com os clientes de seu escritório contábil:

1 – Conheça o cliente

Só você conhece as necessidade e dificuldades de cada cliente. Com base nesse histórico de convivência, liste uma série de questões que já foram foco de dúvidas para ele em ocasiões diversas e prepare um material esclarecendo esses pontos. Sua ação deve considerar primeiro esses tópicos críticos, depois as questões menos urgentes ou secundárias. Se necessário, prepare uma apostila didática e ofereça treinamentos para que toda a equipe possa manter as informações alinhadas.

2 – Entenda suas necessidades

É um erro querer comunicar uma mensagem sem entender qual a necessidade central do cliente. Anote os seus principais objetivos e pense nas estratégias de relacionamento tendo essas metas em vista. Por exemplo, se o cliente deseja ser referência em sua área de atuação, é necessário ter uma estratégia voltada a produção de material relevante para o seu público-alvo.

3 – Mantenha uma rotina de contato

O cliente precisa se acostumar com situações que possibilitem esse relacionamento. É preciso criar uma rotina para isso: uma reunião mensal, o envio semanal de newsletters, o envio de uma revista impressa bimestral, contatos de repasse por telefone, etc. Essas são algumas medidas que podem fortalecer as relações com clientes, oferecendo uma referência de quando eles receberão esse contato.

4 – Sugira ferramentas para ajudá-lo

Sugira ferramentas que vão facilitar a rotina de atividades de seu cliente. A utilização de softwares que automatizem atividades, como a administração de impostos e a utilização de tabelas legais, é muito importante para fortalecer o relacionamento e demonstrar o quanto eles podem ganhar adequando processos simples.

5 – Ajude-o a analisar o contexto

O relacionamento com os clientes deve ser permeado pela análise constate de cenário. Isso inclui a troca permanente de dados que possam enriquecer a atividade de seu cliente. Pesquisas sobre o mercado, avaliações de especialistas, informações sobre a concorrência são algumas das informações que podem ser compartilhadas.

6 – Simplifique o diálogo

Um bom relacionamento precisa considerar um ponto fundamental: a linguagem utilizada. É preciso se aproximar da linguagem que o cliente utiliza. Se o cliente necessita receber informações mais diretas, não dê explicações tão detalhadas e técnicas. Atenda às suas expectativas.

7 – Revise as rotas quando necessário

Relacionamento é uma ação permanente, então não adianta começar e não dar continuidade das diretrizes de comunicação estabelecidas. As iniciativas precisam ser avaliadas e revistas constantemente. Todos os objetivos que estão sendo atendidos devem ser mantidos e aqueles que não estão alcançando as metas propostas, devem ser repensados. Deve-se mudar sempre que necessário, sem medo e sem pressa. Mostre para o seu cliente que você está sempre pensando no melhor para ele.